Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Fabrícia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Santos, Catiana Nogueira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Catiana Nogueira dos. A percepção de professores sobre o atendimento de seus alunos com necessidades educacionais especiais em um centro de atendimento especializado. 2015. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inclusão é possibilitar que pessoas que não tem acessos a seus direitos possam ser inseridas em serviços e benefícios de forma que possibilite que tanto a família quanto o portador de deficiência tenha acesso, garantindo melhoras no seu desenvolvimento. No contexto escolar, inclusão significa possibilitar que crianças com necessidades educacionais tenham direito à educação no ambiente de escola regular. Neste contexto, essa pesquisa busca compreender a relação existente entre o trabalho do centro especializado e a escola regular, tendo em vista que o foco principal é o professor da escola regular o qual será pesquisado o seu conhecimento acerca do que é inclusão, sobre como funciona um centro de atendimento especializado, quais contribuições são desenvolvidas no seu trabalho em ambiente escolar com seus alunos que são atendidos em um centro de atendimento especializado e quais direcionamentos podem ocorrer para contribuir nos avanços da educação inclusiva na sua escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizado como instrumento um questionário, com questões abertas. O mesmo foi aplicado para quatro professoras da Escola Anita que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais, e que no momento estão recebendo atendimento especializado em um Centro de Atendimento Especializado de Carinhanha. A análise dos dados foi distribuída em categorias proporcionando detalhar cada tema e como se ocorreu o desenvolvimento para as professoras. Conclui-se então que entre os professores da escola regular juntamente com o Centro de Atendimento Especializado de Carinhanha possam futuramente se desenvolver nas prioridades de aprendizagem dos alunos com deficiência e quais direcionamentos podem ocorrer para contribuir nos avanços da educação inclusiva na Escola Anita e demais escolas do município supracitado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | A percepção de professores sobre o atendimento de seus alunos com necessidades educacionais especiais em um centro de atendimento especializado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T12:26:40Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T12:26:40Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15082 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|