Título: | O aluno com deficiência intelectual : possíveis intervenções do atendimento educacional especializado |
Autor(es): | Cavalcante, Carmem Silene Lima |
Orientador(es): | Andrade, Franciene Soares Barbosa de |
Assunto: | Inclusão escolar Deficientes mentais - educação Atendimento educacional especializado |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 21-Out-2016 |
Referência: | CAVALCANTE, Carmem Silene Lima.O aluno com deficiência intelectual: possíveis intervenções do atendimento educacional especializado. 2015. 45 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo almeja analisar como o Atendimento Educacional Especializado - AEE poderá contribuir com a desconstrução de rótulos gerados durante o processo educativo do aluno com deficiência intelectual, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem deste aluno. Daí a importância do tema em questão. Para tanto, a pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no Acre-Rio Branco, cuja metodologia se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Esta teve como instrumentos de coleta de informações, entrevista semiestruturada; análise documental e observação não estruturada. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com dois professores da escola de sala de aula e uma professora do AEE. Nesse contexto, aborda-se, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de inclusão do aluno com deficiência intelectual e as possíveis intervenções do AEE, sob a luz dos referenciais teóricos: Gomes (2000), Souza (2007), Ropoli (2010), entre outros. Como resultado de pesquisa apresenta a exposição dos resultados a partir das ferramentas utilizados conforme foram aplicados e descreve os resultados embasados na contribuição teórica. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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