Título: | Esforços coletivos na promoção da inclusão de surdos no ensino fundamental |
Autor(es): | Pedroni, Adriana dos Santos Sá |
Orientador(es): | Amorim, Ana Cecília Ferreira de |
Assunto: | Surdos - educação Família e escola Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Out-2016 |
Referência: | PEDRONI, Adriana dos Santos Sá. Esforços coletivos na promoção da inclusão de surdos no ensino fundamental. 2015. 58 f. il.,Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O tema escolhido para esta pesquisa está pautado nas relações entre alunos Surdos, escola e família. O objetivo principal deste trabalho é analisar se os objetivos quanto à Educação de pessoas Surdas estão sendo atingidos e se as mesmas, inseridas no Ensino Regular, estão satisfeitas com o atendimento especializado oferecido a elas, assim como a metodologia adotada pelos professores. Para levantar esses dados a pesquisa realizar-se-á com base na observação e entrevistas feitas a alunos, familiares, professores e gestores de uma instituição da cidade de Timóteo – MG, que atende alunos com deficiências diversas, entre estes os Surdos. O campo investigativo foi configurado com base na abordagem qualitativa, entrevistas, via videogravação dos diálogos produzidos e mediados pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Diante dos resultados obtidos e das discussões realizadas, pode-se concluir que o processo de inclusão de Surdos no Ensino Fundamental dar-se-á por meio da participação e colaboração conjunta dos profissionais envolvidos com ele, da família e de toda a comunidade Surda e comunidade local. Nessa dinâmica, foi possível evidenciar que os gestores, pedagogos, professores e intérpretes de LIBRAS são peças fundamentais no processo ensino-aprendizagem da pessoa Surda. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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