Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaRochaMenezesdaSilveira_tcc.pdf634,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sofrimento psíquico em professores : um olhar da terapia ocupacional
Outros títulos: Psychic suffering in teachers : the vision of occupational therapy
Autor(es): Silveira, Fernanda Rocha Menezes da
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Saúde e trabalho
Doenças profissionais
Professores - stress ocupacional
Terapia ocupacional
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: SILVEIRA, Fernanda Rocha Menezes da. Sofrimento psíquico em professores: um olhar da terapia ocupacional. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: O trabalho norteia o contexto de vida dos indivíduos, proporciona a identidade social e atribui uma função principal na constituição da individualidade do sujeito. As mudanças ocorridas no mundo do trabalho influenciam no fazer humano, modificando o modo de trabalhar e gerando conflitos internos e externos para os trabalhadores. Objetivo: Identificar quais os principais fatores relacionados à organização do trabalho que desencadeiam o sofrimento psíquico em professores da rede pública do Distrito Federal e apontar os impactos que o sofrimento/prazer pode causar na vida profissional e cotidiana dos professores e as possibilidades de contribuições da Terapia Ocupacional. Materiais e Método: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo, com a participação de professores de uma escola pública do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa foram o instrumento Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e uma entrevista semiestruturada que contem perguntas relativas aos objetivos gerais e específicos deste estudo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (qualitativo) e por meio de estatística descritiva. Os resultados quantitativos coletados do ITRA foram registrados pelo programa IBM SPSS Statistics 21.0. Resultados: Os fatores relacionados ao contexto de trabalho dos professores obtiveram resultados críticos como: a organização do trabalho, relações sócio profissionais, custo afetivo, realização profissional e danos sociais. O fator condições de trabalho obteve um resultado grave. Considerações Finais: O ambiente de trabalho em que os professores estão situados e as condições precárias de trabalho interferem na vida pessoal, na motivação e no rendimento do profissional influenciando no ensino público sem qualidade.
Abstract: Introduction: The work guides the context of life of individuals, provides social identity and assigns a primary role in the establishment of the individuality of the individual. The changes in the working world influence human do, changing the way of working and generating internal and external conflicts for workers. Objectives: To identify the main factors related to work organization that trigger psychological distress in public school teachers in the Federal District and point out the impact that suffering / pleasure can cause in working life and everyday teachers. Materials and Methods: This is a quantitative and qualitative, descriptive study, with the participation of teachers from a high school public school in the Federal District. The instruments used for the research were the Inventory tool Work and Illness Risk (ITRA) and a semi structured interview contains questions relating to the general and specific objectives of this study. Data were analyzed using content analysis and descriptive statistics. The quantitative results collected from ITRA were recorded by IBM SPSS Statistics 21.0 software. Results: Factors related to teachers; working environment achieved critical results such as the organization of work, professional partner relationships, cost affective, professional achievement, burnout and social damage. The factor working conditions got a serious result. Final Thoughts: The work environment in which teachers are situated, the poor working conditions interfere with your personal life and your motivation and professional performance influencing public education without quality.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pelo autora. Conteúdo disponível: Resumo e Abstract.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons