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2016_FernandaRochaMenezesdaSilveira_tcc.pdf634,51 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRodrigues, Daniela da Silva-
dc.contributor.authorSilveira, Fernanda Rocha Menezes da-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Fernanda Rocha Menezes da. Sofrimento psíquico em professores: um olhar da terapia ocupacional. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O trabalho norteia o contexto de vida dos indivíduos, proporciona a identidade social e atribui uma função principal na constituição da individualidade do sujeito. As mudanças ocorridas no mundo do trabalho influenciam no fazer humano, modificando o modo de trabalhar e gerando conflitos internos e externos para os trabalhadores. Objetivo: Identificar quais os principais fatores relacionados à organização do trabalho que desencadeiam o sofrimento psíquico em professores da rede pública do Distrito Federal e apontar os impactos que o sofrimento/prazer pode causar na vida profissional e cotidiana dos professores e as possibilidades de contribuições da Terapia Ocupacional. Materiais e Método: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo, com a participação de professores de uma escola pública do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa foram o instrumento Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e uma entrevista semiestruturada que contem perguntas relativas aos objetivos gerais e específicos deste estudo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (qualitativo) e por meio de estatística descritiva. Os resultados quantitativos coletados do ITRA foram registrados pelo programa IBM SPSS Statistics 21.0. Resultados: Os fatores relacionados ao contexto de trabalho dos professores obtiveram resultados críticos como: a organização do trabalho, relações sócio profissionais, custo afetivo, realização profissional e danos sociais. O fator condições de trabalho obteve um resultado grave. Considerações Finais: O ambiente de trabalho em que os professores estão situados e as condições precárias de trabalho interferem na vida pessoal, na motivação e no rendimento do profissional influenciando no ensino público sem qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde e trabalhopt_BR
dc.subject.keywordDoenças profissionaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - stress ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.titleSofrimento psíquico em professores : um olhar da terapia ocupacionalpt_BR
dc.title.alternativePsychic suffering in teachers : the vision of occupational therapypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-20T12:59:51Z-
dc.date.available2016-10-20T12:59:51Z-
dc.date.submitted2016-07-04-
dc.description2Texto parcialmente liberado pelo autora. Conteúdo disponível: Resumo e Abstract.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15066-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The work guides the context of life of individuals, provides social identity and assigns a primary role in the establishment of the individuality of the individual. The changes in the working world influence human do, changing the way of working and generating internal and external conflicts for workers. Objectives: To identify the main factors related to work organization that trigger psychological distress in public school teachers in the Federal District and point out the impact that suffering / pleasure can cause in working life and everyday teachers. Materials and Methods: This is a quantitative and qualitative, descriptive study, with the participation of teachers from a high school public school in the Federal District. The instruments used for the research were the Inventory tool Work and Illness Risk (ITRA) and a semi structured interview contains questions relating to the general and specific objectives of this study. Data were analyzed using content analysis and descriptive statistics. The quantitative results collected from ITRA were recorded by IBM SPSS Statistics 21.0 software. Results: Factors related to teachers; working environment achieved critical results such as the organization of work, professional partner relationships, cost affective, professional achievement, burnout and social damage. The factor working conditions got a serious result. Final Thoughts: The work environment in which teachers are situated, the poor working conditions interfere with your personal life and your motivation and professional performance influencing public education without quality.pt_BR
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