Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15062
Título: | A inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA |
Autor(es): | Dourado, Alex da Silva |
Orientador(es): | Borges, Fabrícia Teixeira |
Assunto: | Educação inclusiva Surdos - educação Professores de educação especial - formação |
Data de apresentação: | 22-Nov-2015 |
Data de publicação: | 20-Out-2016 |
Referência: | DOURADO, Alex da Silva. A inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Como é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, no município de Carinhanha-BA: A presente pesquisa frisou o ensino fundamental com as seguintes turmas: Uma turma de 5º e a outra do 8º ano, no turno vespertino. O objetivo desse trabalho foi compreender como é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratório por meio da abordagem qualitativa. Foram feitos uso de instrumentos de pesquisa como observações para compreender melhor o contexto pesquisado e aplicação de questionário com as professoras das turmas a qual estudam as alunas surdas. Os resultados dessa pesquisa apontaram como as principais dificuldades enfrentadas pelo professor no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, a comunicação, a capacitação profissional, falta de recursos adequados, apoio da família e da instituição escolar. Em geral, a educação inclusiva será de qualidade quando tiver profissionais capacitados para atender as necessidades específicas do aluno, recursos adequados para amenizar suas dificuldades, o acompanhamento da família em seu processo de ensino aprendizagem e apoio da instituição escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons