Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexDaSIlvaDourado_tcc.pdf681,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorges, Fabrícia Teixeira-
dc.contributor.authorDourado, Alex da Silva-
dc.identifier.citationDOURADO, Alex da Silva. A inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.pt_BR
dc.description.abstractComo é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, no município de Carinhanha-BA: A presente pesquisa frisou o ensino fundamental com as seguintes turmas: Uma turma de 5º e a outra do 8º ano, no turno vespertino. O objetivo desse trabalho foi compreender como é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratório por meio da abordagem qualitativa. Foram feitos uso de instrumentos de pesquisa como observações para compreender melhor o contexto pesquisado e aplicação de questionário com as professoras das turmas a qual estudam as alunas surdas. Os resultados dessa pesquisa apontaram como as principais dificuldades enfrentadas pelo professor no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, a comunicação, a capacitação profissional, falta de recursos adequados, apoio da família e da instituição escolar. Em geral, a educação inclusiva será de qualidade quando tiver profissionais capacitados para atender as necessidades específicas do aluno, recursos adequados para amenizar suas dificuldades, o acompanhamento da família em seu processo de ensino aprendizagem e apoio da instituição escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãopt_BR
dc.titleA inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-20T11:22:48Z-
dc.date.available2016-10-20T11:22:48Z-
dc.date.submitted2015-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons