Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Fabrícia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Dourado, Alex da Silva | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Alex da Silva. A inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, no município de Carinhanha-BA: A presente pesquisa frisou o ensino fundamental com as seguintes turmas: Uma turma de 5º e a outra do 8º ano, no turno vespertino. O objetivo desse trabalho foi compreender como é trabalhado a inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratório por meio da abordagem qualitativa. Foram feitos uso de instrumentos de pesquisa como observações para compreender melhor o contexto pesquisado e aplicação de questionário com as professoras das turmas a qual estudam as alunas surdas. Os resultados dessa pesquisa apontaram como as principais dificuldades enfrentadas pelo professor no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, a comunicação, a capacitação profissional, falta de recursos adequados, apoio da família e da instituição escolar. Em geral, a educação inclusiva será de qualidade quando tiver profissionais capacitados para atender as necessidades específicas do aluno, recursos adequados para amenizar suas dificuldades, o acompanhamento da família em seu processo de ensino aprendizagem e apoio da instituição escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | pt_BR |
dc.title | A inclusão de alunos surdos no ensino regular pelos professores da escola municipal Antônio Pereira da Silva no município de Carinhanha-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T11:22:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T11:22:48Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15062 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|