Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreaCarlosMeloHoskenSousa_tcc.pdf366,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interação professor aluno autista em classe inclusiva : o rompimento de paradigmas
Autor(es): Souza, Andréa Carlos Melo Hosken
Orientador(es): Guimarães, Fernanda Rodrigues
Assunto: Autismo em crianças
Professores e alunos
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: SOUZA, Andréa Carlos Melo Hosken. A interação professor aluno autista em classe inclusiva: o rompimento de paradigmas. 2015. 70 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a profissão professor X aluno autista no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, objetivou identificar aspectos da atuação docente promotores de aprendizagem, bem como elementos que dificultam a relação desse professor como aluno autista. O estudo foi fundamentado através de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de análise o uso de entrevistas semiestruturadas e das observações em sala de aula. Os resultados do estudo revelam que, para os professoras a aprendizagem refere-se á capacidade do indivíduo de generalizar um conhecimento constituído para diversas áreas, demonstrando entendimento/compreensão daquilo que foi ensinado. Além disso, verificou -se que elas percebem que o aluno autista se desenvolveu a partir do diagnóstico que é atualizado, dos registros que é capaz de fazer e quando é capaz de aplicar aquilo que foi aprendido em contextos variados. Observou -se que os aspectos promotores de aprendizagem com o aluno são proximidade, a confiança e a amizade. De acordo com a pesquisa, o conceito de inclusão atribuído pelas professoras está relacionado com um contexto no qual todos os indivíduos podem participar, e á possibilidade de adequação das tarefas, a fim de que elas minimizem dificuldades e estimulem o potencial de cada indivíduo para aprender. Apontam, ainda, que a inclusão escolar tem relação com o respeito ás diferenças e com o relacionamento da singularidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons