Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Souza, Andréa Carlos Melo Hosken | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andréa Carlos Melo Hosken. A interação professor aluno autista em classe inclusiva: o rompimento de paradigmas. 2015. 70 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar a profissão professor X aluno autista no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, objetivou identificar aspectos da atuação docente promotores de aprendizagem, bem como elementos que dificultam a relação desse professor como aluno autista. O estudo foi fundamentado através de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de análise o uso de entrevistas semiestruturadas e das observações em sala de aula. Os resultados do estudo revelam que, para os professoras a aprendizagem refere-se á capacidade do indivíduo de generalizar um conhecimento constituído para diversas áreas, demonstrando entendimento/compreensão daquilo que foi ensinado. Além disso, verificou -se que elas percebem que o aluno autista se desenvolveu a partir do diagnóstico que é atualizado, dos registros que é capaz de fazer e quando é capaz de aplicar aquilo que foi aprendido em contextos variados. Observou -se que os aspectos promotores de aprendizagem com o aluno são proximidade, a confiança e a amizade. De acordo com a pesquisa, o conceito de inclusão atribuído pelas professoras está relacionado com um contexto no qual todos os indivíduos podem participar, e á possibilidade de adequação das tarefas, a fim de que elas minimizem dificuldades e estimulem o potencial de cada indivíduo para aprender. Apontam, ainda, que a inclusão escolar tem relação com o respeito ás diferenças e com o relacionamento da singularidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | A interação professor aluno autista em classe inclusiva : o rompimento de paradigmas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T11:15:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T11:15:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15061 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|