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dc.contributor.advisorGuimarães, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.authorAlves, Alesandra de Assis Rodrigues-
dc.identifier.citationALVES, Alesandra de Assis Rodrigues. Análise do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral: um estudo de caso. 2015. 68 f., il. Monografia ( Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivos analisar os desafios do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral em uma escola da rede municipal de Ipatinga; identificar atitudes da comunidade escolar que são promotoras de inclusão; e analisar o papel docente no processo de inclusão do aluno com paralisia cerebral. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando-se, como instrumentos principais, a entrevista semiestruturada, o Projeto Político Pedagógico da escola e as observações em sala. Participaram do estudo duas professoras, um aluno com paralisia cerebral e sua genitora. O estudo demonstrou que os principais desafios enfrentados pela escola no que se refere à inclusão referem-se à falta de investimento na formação e capacitação dos professores; ao tempo destinado ao atendimento do aluno pelo professor especializado e à ausência de recursos financeiros para a compra de materiais pedagógicos adaptados. Além disso, percebeu-se que as professoras caracterizam a escola como inclusiva, enfatizando, especialmente, o seu preparo para receber alunos cadeirantes, com estrutura arquitetônica adequada. As professoras exercem o papel docente amparadas em uma perspectiva inclusiva, reconhecendo que há a necessidade de ajustar recursos, materiais, metodologia e estratégias para melhor atender alunos com paralisia cerebral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordParalisia cerebral nas criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãopt_BR
dc.titleAnálise do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-19T12:29:12Z-
dc.date.available2016-10-19T12:29:12Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15052-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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