Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Alves, Alesandra de Assis Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Alesandra de Assis Rodrigues. Análise do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral: um estudo de caso. 2015. 68 f., il. Monografia ( Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivos analisar os desafios do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral em uma escola da rede municipal de Ipatinga; identificar atitudes da comunidade escolar que são promotoras de inclusão; e analisar o papel docente no processo de inclusão do aluno com paralisia cerebral. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando-se, como instrumentos principais, a entrevista semiestruturada, o Projeto Político Pedagógico da escola e as observações em sala. Participaram do estudo duas professoras, um aluno com paralisia cerebral e sua genitora. O estudo demonstrou que os principais desafios enfrentados pela escola no que se refere à inclusão referem-se à falta de investimento na formação e capacitação dos professores; ao tempo destinado ao atendimento do aluno pelo professor especializado e à ausência de recursos financeiros para a compra de materiais pedagógicos adaptados. Além disso, percebeu-se que as professoras caracterizam a escola como inclusiva, enfatizando, especialmente, o seu preparo para receber alunos cadeirantes, com estrutura arquitetônica adequada. As professoras exercem o papel docente amparadas em uma perspectiva inclusiva, reconhecendo que há a necessidade de ajustar recursos, materiais, metodologia e estratégias para melhor atender alunos com paralisia cerebral. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paralisia cerebral nas crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | pt_BR |
dc.title | Análise do processo de inclusão escolar de um aluno com paralisia cerebral : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T12:29:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-19T12:29:12Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15052 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|