Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15046
Título: | Inclusão de alunos com DI em turmas regulares : direito a ter direitos e cidadania |
Autor(es): | Vieira, Adaleide Nunes da Silva |
Orientador(es): | Barroso, Maria Helenice |
Assunto: | Direitos humanos Deficientes mentais - educação Educação inclusiva Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 19-Out-2016 |
Referência: | VIEIRA, Adaleide Nunes da Silva. Inclusão de alunos com di em turmas regulares: direito a ter direitos e cidadania. 2015. viii, 41 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Piritiba, 2015. |
Resumo: | A inclusão de alunos especiais em turmas regulares é essencial para o aprendizado e socialização dos mesmos. Além disso, está garantido em lei o direito ao acesso e permanência nas escolas, com qualidade. Assim, a escola tem por responsabilidade de adotar procedimentos e métodos que os amparem, planejando e reformulando os conteúdos para que os mesmos sejam atendidos, considerando seus limites e possibilidades na construção do conhecimento. O estudo foi realizado com alunos da turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Constantina Vieira de Araújo-BA. Essa pesquisa tem como objetivos promover uma ampla reflexão acerca da Educação em e para os Direitos Humanos como garantia de respeito à diversidade e pluralidade no espaço escolar, promovendo assim a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual (DI); detectar e analisar situações de discriminação em sala de aula, relacionadas aos alunos DI; fomentar o hábito de cooperação entre os alunos visando a integração do aluno com DI; desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às dificuldades desses alunos, de modo que possam adquirir hábitos de participação e interação para a construção do conhecimento. Adotei como metodologia a coleta de dados com o uso de questionários e como ação interventiva a promoção de debates. A pesquisa demonstrou que a integração é difícil, mas, não é impossível. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons