Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Helenice | - |
dc.contributor.author | Vieira, Adaleide Nunes da Silva | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Adaleide Nunes da Silva. Inclusão de alunos com di em turmas regulares: direito a ter direitos e cidadania. 2015. viii, 41 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Piritiba, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos especiais em turmas regulares é essencial para o aprendizado e socialização dos mesmos. Além disso, está garantido em lei o direito ao acesso e permanência nas escolas, com qualidade. Assim, a escola tem por responsabilidade de adotar procedimentos e métodos que os amparem, planejando e reformulando os conteúdos para que os mesmos sejam atendidos, considerando seus limites e possibilidades na construção do conhecimento. O estudo foi realizado com alunos da turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Constantina Vieira de Araújo-BA. Essa pesquisa tem como objetivos promover uma ampla reflexão acerca da Educação em e para os Direitos Humanos como garantia de respeito à diversidade e pluralidade no espaço escolar, promovendo assim a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual (DI); detectar e analisar situações de discriminação em sala de aula, relacionadas aos alunos DI; fomentar o hábito de cooperação entre os alunos visando a integração do aluno com DI; desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às dificuldades desses alunos, de modo que possam adquirir hábitos de participação e interação para a construção do conhecimento. Adotei como metodologia a coleta de dados com o uso de questionários e como ação interventiva a promoção de debates. A pesquisa demonstrou que a integração é difícil, mas, não é impossível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos com DI em turmas regulares : direito a ter direitos e cidadania | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T10:30:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-19T10:30:22Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15046 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Deficientes mentais - educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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