Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdaleideNunesdaSilvaVieira_tcc.pdf924,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarroso, Maria Helenice-
dc.contributor.authorVieira, Adaleide Nunes da Silva-
dc.identifier.citationVIEIRA, Adaleide Nunes da Silva. Inclusão de alunos com di em turmas regulares: direito a ter direitos e cidadania. 2015. viii, 41 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Piritiba, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão de alunos especiais em turmas regulares é essencial para o aprendizado e socialização dos mesmos. Além disso, está garantido em lei o direito ao acesso e permanência nas escolas, com qualidade. Assim, a escola tem por responsabilidade de adotar procedimentos e métodos que os amparem, planejando e reformulando os conteúdos para que os mesmos sejam atendidos, considerando seus limites e possibilidades na construção do conhecimento. O estudo foi realizado com alunos da turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Constantina Vieira de Araújo-BA. Essa pesquisa tem como objetivos promover uma ampla reflexão acerca da Educação em e para os Direitos Humanos como garantia de respeito à diversidade e pluralidade no espaço escolar, promovendo assim a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual (DI); detectar e analisar situações de discriminação em sala de aula, relacionadas aos alunos DI; fomentar o hábito de cooperação entre os alunos visando a integração do aluno com DI; desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às dificuldades desses alunos, de modo que possam adquirir hábitos de participação e interação para a construção do conhecimento. Adotei como metodologia a coleta de dados com o uso de questionários e como ação interventiva a promoção de debates. A pesquisa demonstrou que a integração é difícil, mas, não é impossível.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão de alunos com DI em turmas regulares : direito a ter direitos e cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-19T10:30:22Z-
dc.date.available2016-10-19T10:30:22Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15046-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDeficientes mentais - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons