Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_YuryWerlyAssisVieira_tcc.pdf261,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho dos discentes de graduação cotistas e não cotistas : uma análise do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Vieira, Yury Werly Assis
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Cotas raciais - universidades
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 17-Out-2016
Referência: VIEIRA, Yury Werly Assis. Desempenho dos discentes de graduação cotistas e não cotistas: uma análise do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Desde a colonização, o Brasil subjuga suas minorias políticas, favorecendo a manutenção de desigualdades sociais. Ao longo dos anos, essa minoria, consciente dos seus direitos e de sua contribuição histórica para com o país, vem se impondo e exigindo melhores condições socioeconômicas. Na área educacional, houve uma vitória: o sistema de cotas nas universidades públicas. Em 2004, a Universidade de Brasília tornou-se pioneira na redução das discriminações de cunho racial ao reservar uma parcela de suas vagas para a comunidade afro-brasileira e indígena. Essa política afirmativa se desenvolveu, propiciando a instituição da Lei de Cotas, a qual, atualmente, reserva 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública. Essa Lei estabelece a revisão decenal do sistema de cotas, com vistas a avaliar a efetividade desse sistema. Em decorrência disso, este trabalho contribui com o princípio revisional da Lei de Cotas, ao averiguar o rendimento acadêmico dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Além disso, contribui para a percepção e melhoria do ensino por parte dos docentes do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB. A amostra é composta por 2020 discentes de graduação em Ciências Contábeis da UnB, separados em alunos formados e cursandos. O período de análise compreende o período do segundo semestre de 2004 ao segundo semestre de 2015. Foi utilizada a ferramenta estatística t de Student para análise comparada das médias. Os resultados demonstram que não há diferença significativa entre os alunos cotistas e não cotistas dentre os alunos formados. Por outro lado, houve uma discrepância estatisticamente significativa entre os alunos cotistas e não cotistas cursandos, com resultado desfavorável para os cotistas. Os resultados apontam também que as melhores médias pertencem ao público feminino, do turno diurno e proveniente de escola privada do ensino médio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.