Título: | Ambientar : software educacional de apoio às atividades de rotina estruturada para organização de objetos no espaço doméstico, destinado a autistas clássicos |
Autor(es): | Silva, David Garcia de Oliveira |
Orientador(es): | Veneziano, Wilson Henrique |
Coorientador(es): | Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão |
Assunto: | Software educacional Tecnologia na educação Autismo - educação especial |
Data de apresentação: | 18-Ago-2016 |
Data de publicação: | 17-Out-2016 |
Referência: | SILVA, David Garcia de Oliveira. Ambientar: software educacional de apoio às atividades de rotina estruturada para organização de objetos no espaço doméstico, destinado a autistas clássicos. 2016. viii, 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para tablets que possa contribuir
para o desempenho de atividades de rotina estruturada na organização de objetos do
espaço doméstico, destinado a autistas clássicos. Para isso, foram levantados, juntamente
a professores especialistas, requisitos educacionais necessários para o desenvolvimento
de um software que pudesse ser utilizado em escolas. Estes requisitos serviram de base
pedagógica para o desenvolvimento deste software. A partir dos resultados obtidos na fase
de testes em escolas, foi demonstrado o aumento de interesse dos estudantes envolvidos,
bem como a motivação dos professores ao utilizarem com êxito o software como recurso
complementar na aprendizagem em sala de aula. Assim se pode notar que a tecnologia
assistiva empregada nas escolas, quando bem aplicada, está tornando-se cada vez mais
reconhecida e recebida com entusiasmo pelas instituições de ensino, com vista a aprimorar
o processo de inclusão digital e social de pessoas com autismo clássico. |
Abstract: | The goal of this project is to develop a software to be used with tablets that may
contribute with the performance of routine activities structured on organizing objects in
a domestic environment, focused on classic autistics. For this, together with specialized
teachers, the necessary educational requirements to build a software that could be used in
schools were raised. These requirements served as a pedagogical base for the development
of this software. From the results obtained during the period of testing in schools, the
increase in the students' interest was demonstrated, as well as in the teachers' motivation
when successfully using the software as a complimentary resource in the classroom. It
can be noticed that assistive technology, when correctly applied, is becoming even more
recognized and received with enthusiasm by teaching intitutions, seeking to enhance the
process of social and digital inclusion of people with classic autism. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Computação
|