Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulieAnneDantasLima_tcc.pdf561,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos para conservação de frutas e hortaliças
Autor(es): Lima, Julie Anne Dantas
Orientador(es): Ribeiro, Fabiana Carmanini
Assunto: Horticultura
Frutas - conservação
Desperdício de alimentos
Alimentos - armazenamento
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 13-Out-2016
Referência: LINA, Julie Anne Dantas. Métodos para conservação de frutas e hortaliças. 2016. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A importância social e econômica da produção de frutas e hortaliças no país é inegável, não tanto como produtos de exportação, mas como atividade geradora de emprego, fixadora do homem no campo e por estar presente de maneira significativa na alimentação da população brasileira. No país, cerca de 20 a 30% das frutas e hortaliças produzidas não chegam até a mesa do consumidor, fato que coloca o Brasil entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Dados mostram que a maior parte das perdas que ocorrem na pós-colheita, como por exemplo, no transporte e manuseio feito de forma inadequada, embalagens que mais danificam que protegem os alimentos e a utilização incorreta ou ausente do armazenamento refrigerado. Em um cenário como o atual, onde existem milhares de pessoas em situação de insegurança alimentar, bem como o Brasil apresentando potencial para exportação em termos de produtividade, tecnologias para conservação de frutas e hortaliças podem ser utilizadas para reduzir as perdas e melhorar o quadro do país.
Abstract: Conservation methods of fruits and vegetables: literature review The social and economic importance of fruit and vegetables in the country is undeniable, not so much as exports, but as generating activity employment, man fixative in the field and to be a significant presence in food of the population. In the country, about 20 to 30% of fruit and vegetables produced do not reach the consumer's table, a fact that places Brazil among the countries that most waste food in the world. Data show that most of the losses occur in post-harvest, such as the shipping and handling done improperly, packages that causes more damage than protect food and incorrect or missing use of refrigerated storage. In a scenario like this, where there are thousands of people in a situation of food insecurity, as well as Brazil have potential for export in terms of productivity, technology to conservate fruits and vegetables can be used to reduce losses and improve the framework of the country.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2016
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.