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Título: Investigação de um propulsor iônico modificado operando como uma fonte de elétrons
Autor(es): Habl, Lui Txai Calvoso
Orientador(es): Gessini, Paolo
Coorientador(es): Rondineau, Sébastien Roland Marie Joseph
Assunto: Propulsão espacial
Propulsores
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 6-Out-2016
Referência: HABL, Lui Txai Calvoso. Investigação de um propulsor iônico modificado operando como uma fonte de elétrons. 2016. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Afim de se buscar conceitos de catodos alternativos que permitam a diminuição do número de fontes utilizadas nos sistemas de propulsão elétrica a empresa Airbus Defence and Space GmbH (Airbus DS), como parceira da Universidade de Brasília (UnB), propôs o projeto conjunto de se realizar a modificação de um de seus propulsores iônicos miniaturizados para funcionar como uma fonte de elétrons do tipo ICP (Inductively Coupled Plasma). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo central a modificação e operação do propulsor RIT-μX como uma fonte de elétrons e assim comprovar o conceito de que seria possível utilizar um sistema com esta arquitetura para neutralização de feixes de elétrons de outros propulsores. No primeiro capítulo os conceitos gerais da propulsão elétricas são apresentados e o problema é estabelecido formalmente. No segundo capítulo uma breve revisão bibliográfica é conduzida mostrando o que já foi realizado no contexto das fontes de elétrons deste tipo. No terceiro capítulo o processo de dimensionamento e computação de parâmetros operacionais básicos do sistema é apresentado. No quarto capítulo a metodologia experimental é apresentada mostrando o processo que será utilizado na operação do sistema. Por fim no sexto capítulo é realizada a apresentação dos resultados obtidos e uma discussão a respeito destes dados é conduzida.
Abstract: With the objective of finding novel concepts of cathodes that can allow to decrease the number of power supplies used in electric propulsion systems, the company Airbus Defence and Space GmbH, as a partner of the University of Brasília (UnB), proposed a joint project to perform the modification of one of their miniaturized ion engines to work as an electron source of the ICP (Inductively Coupled Plasma) type. Thereby, the present work has as its major goal the modification and operation of the RIT-μX thruster as an electron source and with this prove the concept of being possible to use a system with this architecture for the neutralization of ion beams of other thrusters. In the first chapter the general concepts about electric propulsion are presented and the central problem of the work is formally stated. In the second chapter a brief review is performed showing what was done in the context of the electron sources of this type. In the third chapter the processes of dimensioning and computation of operational parameters are presented. In the fourth chapter the experimental methodology is presented showing the process that will be used in the operation of the system. Lastly, in the sixth chapter it is presented the obtained results and a brief discussion about the data.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Aeroespacial, 2016.
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