Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JasmimTeixeiradaCruz_tcc.pdf696,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de métodos de estimativa de evapotranspiração para Brasília - DF
Autor(es): Cruz, Jasmim Teixeira da
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Evapotranspiração
Água na agricultura
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 5-Out-2016
Referência: CRUZ, Jasmim Teixeira da. Avaliação de métodos de estimativa de evapotranspiração para Brasília - DF. 2016. x, 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi comparar quatro métodos de estimativa de evapotranspiração de referência ao método Penman-Monteith Padrão FAO e verificar o mais adequado para a região de Brasília-DF. Dados meteorológicos de 14 anos (2001-2014) obtidos na estação meteorológica da Fazenda Água Limpa, da UnB, foram usados para a comparação mensal do desenvolvimento desses métodos. Como resultado, o método de Priestley-Taylor apresentou o melhor desempenho, com índice de concordância de Willmott (d) bem próximos a 1, o que indica boa acurácia em relação ao método padrão. O método de Makkink o segue em relação ao desempenho, podendo ser usado para a região sem grandes diferenças, com índice de concordância de 0.951 até 0.692. O método de Hargreaves-Samani apresentou significativas diferenças em relação ao método padrão, não sendo recomendado para a região. Além destes, também foi comparado ao método padrão, um de estimativa de evapotranspiração mensal, Thornthwaite-Camargo, que, comparado ao método padrão, apresentou grande superestimativa, sendo também não recomendado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons