Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaEspindolaLealPerez_tcc.pdf716,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade de produção de claras de ovos pasteurizadas para o consumidor individual em uma granja pré-estabelecida
Autor(es): Perez, Fernanda Espindola Leal
Orientador(es): Joaquim, Maísa Santos
Assunto: Ovos - produção
Ovos como alimento
Ovos - claras pasteurizadas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: PEREZ, Fernanda Espindola Leal. Viabilidade de produção de claras de ovos pasteurizadas para o consumidor individual em uma granja pré-estabelecida. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso de implantação de uma fábrica de produção de claras pasteurizadas na granja Ovos Josidith, que atualmente produz ovos in natura e dos quais os tipos Pequeno, Industrial e Ovo Líquido não atingem preço de venda rentável para o produtor. Esses ovos seriam então destinados à produção de clara pasteurizada, em instalações próprias preexistentes e subutilizadas na granja. Com os custos relatados, foi analisada a viabilidade financeira entre a produção e o preço final de mercado e em quanto tempo espera-se retorno financeiro para o produtor. Uma vez que há demanda crescente no mercado por esse produto, principalmente frequentadores de academias e atletas que procuram consumir grande quantidade de proteína em suas dietas, o produto apresentado é voltado para esse público e vendido de forma diferenciada, em garrafas de 300ml, para que o consumo seja prático, sem desperdício da gema e por ser em quantidade reduzida, apresente menor possibilidade de contaminação devido a um rápido consumo. Após cotada a aquisição do maquinário e outras variantes que influenciam no preço final do produto, concluiu-se que o produtor poderá obter um lucro de 24,47% sobre cada unidade vendida e ainda o preço para o consumidor final continuar atrativo, com lucro estimado de 33,33% para o mercado varejista. Baseado nesse valor e na quantidade de ovos produzidas na granja, estimou-se que o retorno do investimento com o maquinário poderá ser feito em 2 meses.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons