Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PauloHenriquedaSilva_tcc.pdf576,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cláusula de desempenho no sistema político partidário brasileiro na Nova República
Autor(es): Silva, Paulo Henrique da
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Poder
Democracia
Nova República 1985-
Partidos políticos
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: SILVA, Paulo Henrique da. Cláusula de desempenho no sistema político partidário brasileiro na Nova República. 2016. 118 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho trata sobre as relações de poder no processo de aprovação, sanção e inconstitucionalidade da cláusula de desempenho no sistema político partidário brasileiro na Nova República. Foi realizada uma pesquisa exploratória especialmente documental qualitativa retratando o período desde a proposição de um PL em 1989 que tratava sobre a organização dos partidos políticos até o fim do julgamento de duas ações diretas de inconstitucionalidade em 2006 no Supremo Tribunal Federal. Como base teórica foi trabalhado o conceito de poder sob a ótica de Weber e Foucault, abordagens de redes e democracia representativa tendo por principal base Dahl. A conclusão apontou para a importância das relações de poder que a democracia brasileira adota em um modelo de pesos e contrapesos, tratando entre outros pontos a liberdade política existente no país. Outro ponto conclusivo foi a tendência de expansão do multipartidarismo no Brasil sem mecanismos que o freiem, como é a cláusula de desempenho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons