Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaPaulaFerreiraPinheiro_tcc.pdf599,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do tratamento de sementes com ozônio na cultura do milho
Autor(es): Pinheiro, Ana Paula Ferreira
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Coorientador(es): Maximiano, Christian Viterbo
Assunto: Sementes - qualidade
Fungos na agricultura
Pragas agrícolas - controle
Ozonização
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: PINHEIRO, Ana Paula Ferreira. Efeito do tratamento de sementes com ozônio na cultura do milho. 2016. viii, 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A utilização do gás ozônio no tratamento de grãos para controle de fungos vem-se mostrando como uma técnica promissora. Uma possível alternativa para o seu uso em sementes vem sendo pesquisada. Contudo é necessário verificar se essa técnica não afeta a qualidade fisiológica das sementes. Com isso, o objetivo desse estudo foi verificar o efeito do tratamento de sementes com ozônio na cultura do milho. Ou seja, se a água ozonizada afeta a qualidade fisiológica das sementes e o seu efeito no desenvolvimento da cultura do milho. Sementes de milho da variedade 30F53 foram submetidas a duas condições de exposição, água borbulhada sem ozônio e água borbulhada com ozônio na concentração de 10 mg L-1. Foram adotados quatro períodos de exposição, 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 horas, compondo um fatorial duplo, 2 x 4, ou seja, duas condições e quatro períodos de exposição. Sementes sem nenhum tratamento foi considerada como testemunha. As sementes foram avaliadas com os seguintes testes: germinação e condutividade elétrica (laboratório), emergência em campo e altura de plantas (campo). O delineamento estatístico adotado nas análises de laboratório foi o inteiramente casualizado e em campo, blocos casualizados. Observou-se que a condição de exposição das sementes em água borbulhada sem ozônio foi a que proporcionou melhores resultados de germinação e menores valores de condutividade elétrica. Com relação aos períodos, observou-se que com o aumento do tempo de exposição, aumentou a germinação e reduziu a quantidade de lixiviados na água de embebição no teste de condutividade elétrica, permitindo inferir que houve um efeito positivo de condicionamento osmótico das sementes. Com relação aos dados do desenvolvimento da cultura do milho em campo, não foi possível evidenciar diferenças entre os tratamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Campus Darcy Ribeiro, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons