Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14861
Título: | O aspecto motivacional dos alunos do curso de letras japonês: um estudo continuum dos calouros do 2° semestre de 2015 a 1° semestre de 2016 |
Autor(es): | Fukushi, Alessandra Mayumi |
Orientador(es): | Takano, Yuko |
Assunto: | Língua japonesa - estudo e ensino Estudantes universitários Motivação na educação |
Data de apresentação: | 1-Jul-2016 |
Data de publicação: | 30-Set-2016 |
Referência: | FUKUSHI, Alessandra Mayumi. O aspecto motivacional dos alunos do curso de letras japonês: um estudo continuum dos calouros do 2° semestre de 2015 a 1° semestre de 2016. 2016. 75 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O estudo da motivação dos alunos no contexto acadêmico tem sido cada vez mais
estudado e discutido por ter implicações diretas na qualidade do envolvimento do
aluno com o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, o trabalho procura
identificar a motivação dos alunos do 2° semestre de 2015 a 1° semestre de 2016 do
curso de graduação em Letras Japonês, de acordo com a Teoria da
Autodeterminação. Buscou-se comparar a motivação dos alunos na perspectiva
“continuum”, para averiguar se o fenômeno observado teve mudanças significativas
e identificar os fatores favoráveis e desfavoráveis da motivação. Para coleta de
dados utilizou-se os instrumento de pesquisa, tais como: questionários de escala
Likert; entrevistas semiestruturadas e gravadas; e as observações em sala de aula.
Os resultados obtidos apresentaram em sua grande maioria alunos com motivação
extrínseca de regulação integrada. Do 2° semestre de 2015 para 1° semestre de
2016 houve aumento no nível motivacional. Os professores e as aulas diversificadas
foram apontados como fatores favoráveis. Identificou-se como fatores desfavoráveis
para a motivação a forma como a aula é lecionada em uma turma composta por
alunos com diferentes ritmos de aprendizagem e os grupos que se formam
(panelinhas) que acabam desmotivando os alunos. No entanto, os alunos
apresentam em sua grande maioria regulação integrada satisfatório, considerados
motivados e interessados. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar os
professores a estimularem os alunos e evitar que o nível de motivação diminua ao
longo do curso. |
Abstract: | The motivation of students in the academic context has been increasingly studied
and discussed by having direct implications on the quality of student involvement with
the process of teaching and learning. Thus, this work seeks to identify the motivation
of students of the second semester of 2015 to first semester of 2016 undergraduate
Japanese Language according to the Self-Determination Theory. Sought to compare
the students' motivation in perspective "continuum" to determine whether the
observed phenomenon had significant changes and identify the favorable and
unfavorable factors of motivation. The data was obtained through a Likert scaling
questions, semi-structured interviews and classroom observations. The results
obtained are mostly students with extrinsic motivation of integrated regulation. There
was an increase in the motivational level in the second semester of 2015 to first
semester of 2016. Teachers and diversified lessons were identified as favorable
factors. It was identified as unfavorable factors for motivation how the class is taught
in a class composed of students with different rhythms of learning and the groups
that form (cliques) that demotivate students. However, students have mostly
satisfactory integrated regulation, considered motivated and interested. It is hoped
that this research can help teachers encourage students and keep the motivation
level decreases throughout the course. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons