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Título: Como o uso de recursos imagéticos pode ajudar no ensino da língua japonesa
Autor(es): Barbosa, Marília Galvão
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Tradução japonês - português
Técnicas de tradução
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 12-Jun-2015
Data de publicação: 27-Set-2016
Referência: BARBOSA, Marília Galvão. Como o uso de recursos imagéticos pode ajudar no ensino da língua japonesa. 2016. 52 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo pesquisar o uso de materiais imagéticos extras trazidos pelo professor que auxiliam no processo de aprendizagem do letramento da língua japonesa, no que se refere à escrita do silabário do hiragana. Além do uso do material didático, o professor pode usar vários outros recursos no processo de ensinar línguas, dentre eles, os imagéticos. Os recursos imagéticos são quaisquer materiais que contenham algum tipo de imagem, como por exemplo, cartões, vídeos e slides. O estudo desta natureza é de grande importância no âmbito da licenciatura e para os processos de ensino-aprendizagem de língua japonesa. Este estudo segue preceitos de pesquisa qualitativa dentro de uma situação de estudo de caso, utilizando ferramentas tais como: notas de campo de e questionários. A fundamentação teórica foi dividida em duas instâncias de conhecimento: uma sobre imagens, com teóricos como Elkins (2011), Noth e Santaella (1997); e a outra sobre aquisição de língua, recorrendo a estudos como os de Ellis (2008) e Paiva (2014). Para aprofundar no estudo de caso, foi necessário fazer observação em sala de aula, e o local escolhido foi uma turma do básico 1 de japonês do Programa Permanente de Extensão UnB idiomas (PPE UnB Idiomas), as aulas foram realizadas às sextas-feiras pela manhã numa turma com 8 (oito) pessoas. Com a análise da coleta de dados foi possível ver alguns pontos favoráveis e desfavoráveis do uso de materiais imagéticos extras no ensino da língua japonesa.
Abstract: This work aims to research the use of additional imagery materials brought by the teacher that aid in the learning process of literacy of the Japanese language, concerning the writing of hiragana syllabary. Besides the use of the teaching material, the teacher can use various other resources in the process of teaching languages, among them, imagery ones. These imagery resources are all manner of materials containing any type of image, for example, cards, videos and slides. The study of this complexity is of great importance for the scope of the graduation area and the teaching-learning process of Japanese. This study follows qualitative research principles in a case study situation using tools such as: questionnaires and field notes. The theoretical foundation was divided into two bodies of knowledge: one on images by theorists like Elkins (2011), Noth and Santaella (1997); and the other about language acquisition using studies from theorists such as Ellis (2008) and Paiva (2014). To further investigate the case of study, it was necessary to make observations in the classroom, and the venue was a class of basic 1 Japanese from the PPE UnB Idiomas, lessons were held on Friday mornings in an 8 (eight) person class. With the analysis of the collected data, it was possible to ascertain some of the favorable and unfavorable points of the extra imagery materials in the teaching of the Japanese language.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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