Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Takano, Yuko | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Marília Galvão | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Marília Galvão. Como o uso de recursos imagéticos pode ajudar no ensino da língua japonesa. 2016. 52 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo pesquisar o uso de materiais imagéticos extras trazidos pelo
professor que auxiliam no processo de aprendizagem do letramento da língua japonesa, no
que se refere à escrita do silabário do hiragana. Além do uso do material didático, o professor
pode usar vários outros recursos no processo de ensinar línguas, dentre eles, os imagéticos. Os
recursos imagéticos são quaisquer materiais que contenham algum tipo de imagem, como por
exemplo, cartões, vídeos e slides. O estudo desta natureza é de grande importância no âmbito
da licenciatura e para os processos de ensino-aprendizagem de língua japonesa. Este estudo
segue preceitos de pesquisa qualitativa dentro de uma situação de estudo de caso, utilizando
ferramentas tais como: notas de campo de e questionários. A fundamentação teórica foi
dividida em duas instâncias de conhecimento: uma sobre imagens, com teóricos como Elkins
(2011), Noth e Santaella (1997); e a outra sobre aquisição de língua, recorrendo a estudos
como os de Ellis (2008) e Paiva (2014). Para aprofundar no estudo de caso, foi necessário
fazer observação em sala de aula, e o local escolhido foi uma turma do básico 1 de japonês do
Programa Permanente de Extensão UnB idiomas (PPE UnB Idiomas), as aulas foram
realizadas às sextas-feiras pela manhã numa turma com 8 (oito) pessoas. Com a análise da
coleta de dados foi possível ver alguns pontos favoráveis e desfavoráveis do uso de materiais
imagéticos extras no ensino da língua japonesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradução japonês - português | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnicas de tradução | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua japonesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Como o uso de recursos imagéticos pode ajudar no ensino da língua japonesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T12:59:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T12:59:52Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14789 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to research the use of additional imagery materials brought by the teacher that
aid in the learning process of literacy of the Japanese language, concerning the writing of
hiragana syllabary. Besides the use of the teaching material, the teacher can use various other
resources in the process of teaching languages, among them, imagery ones. These imagery
resources are all manner of materials containing any type of image, for example, cards, videos
and slides. The study of this complexity is of great importance for the scope of the graduation
area and the teaching-learning process of Japanese. This study follows qualitative research
principles in a case study situation using tools such as: questionnaires and field notes. The
theoretical foundation was divided into two bodies of knowledge: one on images by theorists
like Elkins (2011), Noth and Santaella (1997); and the other about language acquisition using
studies from theorists such as Ellis (2008) and Paiva (2014). To further investigate the case of
study, it was necessary to make observations in the classroom, and the venue was a class of
basic 1 Japanese from the PPE UnB Idiomas, lessons were held on Friday mornings in an 8
(eight) person class. With the analysis of the collected data, it was possible to ascertain some
of the favorable and unfavorable points of the extra imagery materials in the teaching of the
Japanese language. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
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