Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoMarcio_tcc.pdf244,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento : instrumento para efetivação da cidadania
Autor(es): Márcio, Rodrigo
Orientador(es): Cruz, Cleide Lemes da Silva
Assunto: Professores - prática profissional
Letramento
Cidadania
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: MÁRCIO, Rodrigo. Letramento: instrumento para efetivação da cidadania. 2015. 30 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: O tema central desta pesquisa é o estudo do letramento como instrumento para efetivação da cidadania. O trabalho adotou o modelo teórico-metodológico de natureza qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e coleta de dados, realizando-se uma busca teórica através de leituras para construção do arcabouço teórico em livros, artigos, teses e periódicos que contemplam o tema e, após, selecionouse o material que seria utilizado na pesquisa. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de base interpretativista e, quanto aos procedimentos, o estudo foi bibliográfico, com coleta de dados feita através de consultas em livros, artigos e periódicos que contemplam o tema, com o objetivo de analisar fatos ou fenômenos. A pesquisa demonstrou a importância do letramento como instrumento para a efetivação da cidadania e como favorece a aprendizagem do aluno de forma diversa. Foi possível comprovar a importância do papel do professor no sentido de inserir o aluno/indivíduo na sociedade letrada para a construção da cidadania e a importância do professor para promoção dessa concepção na escola e a inserção de seus aprendizes no processo de letramento e cidadania.
Abstract: The central theme of this research is the study of literacy as a tool for effective citizenship. The work took the theoretical and methodological model of a qualitative nature, and used the bibliographic research and data collection, performing a theoretical search through readings for construction of the theoretical framework in books, articles, theses and journals that cover the subject and, after, he was selected the material that would be used in research. The nature of the data, the research is characterized as qualitative, of interpretative basis and on the procedures, the study was literature, with data collection done through consultations in books, articles and journals that cover the subject in order to analyze facts or phenomena. Research has shown the importance of literacy as a tool for effective citizenship and as favors student learning differently. It was possible to prove the importance of the teacher's role in order to insert the student / individual in literate society for the construction of citizenship and the importance of the teacher to promote this concept in school and the inclusion of his apprentices in the process of literacy and citizenship.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons