Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Cleide Lemes da Silva | - |
dc.contributor.author | Márcio, Rodrigo | - |
dc.identifier.citation | MÁRCIO, Rodrigo. Letramento: instrumento para efetivação da cidadania. 2015. 30 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central desta pesquisa é o estudo do letramento como instrumento para
efetivação da cidadania. O trabalho adotou o modelo teórico-metodológico
de natureza qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e coleta de dados,
realizando-se uma busca teórica através de leituras para construção do
arcabouço teórico em livros, artigos, teses e periódicos que contemplam o tema
e, após, selecionouse
o material que seria utilizado na pesquisa. Quanto à
natureza dos dados, a pesquisa caracterizou-se
como qualitativa, de base interpretativista e, quanto aos procedimentos, o estudo foi bibliográfico, com
coleta de dados feita através de consultas em livros, artigos e periódicos que
contemplam o tema, com o objetivo de analisar fatos ou fenômenos. A
pesquisa demonstrou a importância do letramento como instrumento para a
efetivação da cidadania e como favorece a aprendizagem do aluno de forma
diversa. Foi possível comprovar a importância do papel do professor no sentido
de inserir o aluno/indivíduo na sociedade letrada para a construção da
cidadania e a importância do professor para promoção dessa concepção na
escola e a inserção de seus aprendizes no processo de letramento e cidadania. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Letramento : instrumento para efetivação da cidadania | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T12:21:35Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T12:21:35Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14752 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The central theme of this research is the study of literacy as a tool for effective
citizenship. The work took the theoretical and methodological model of a
qualitative nature, and used the bibliographic research and data collection,
performing a theoretical search through readings for construction of the
theoretical framework in books, articles, theses and journals that cover the
subject and, after, he was selected the material that would be used in research.
The nature of the data, the research is characterized as qualitative, of
interpretative basis and on the procedures, the study was literature, with data
collection done through consultations in books, articles and journals that cover
the subject in order to analyze facts or phenomena. Research has shown the
importance of literacy as a tool for effective citizenship and as favors student
learning differently. It was possible to prove the importance of the teacher's role
in order to insert the student / individual in literate society for the construction of
citizenship and the importance of the teacher to promote this concept in school
and the inclusion of his apprentices in the process of literacy and citizenship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|