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dc.contributor.advisorOliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha-
dc.contributor.authorRios, Jéssica Loyola Caetano-
dc.identifier.citationRIOS, Jéssica Loyola Caetano. Regime simplificado de contratação da Petrobras e a possibilidade de criação de procedimentos licitatórios próprios no âmbito das empresas estatais. 2016. vi, 59 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo confirmar a constitucionalidade do regime simplificado de contratações da Petrobras, implantado pelo Decreto 2.745/98. A fim de reforçar este posicionamento, inicialmente será apresentado o contexto político-jurídico em que foi publicado o Decreto, destacando-se a Reforma Administrativa da década de 90, cujo objetivo central foi a transição de um modelo burocrático de gestão pública para o modelo gerencial. Em relação a este período, serão especialmente examinadas as Emendas Constitucionais 9/95 e 19/98, que exerceram papel fundamental na viabilização da adoção de regimes de contratação mais flexíveis pelas empresas estatais. Em seguida, serão analisadas a jurisprudência do TCU e do STF sobre o tema, apresentando-se as divergências existentes entre os posicionamentos adotados pelas duas cortes. Neste contexto, serão expostos e desenvolvidos os argumentos que apontam para as inconsistências do posicionamento da Corte de Contas e, assim, para a tendência de que a Suprema Corte mantenha seu entendimento atual no sentido da possibilidade jurídica da utilização do regime simplificado de contratações pela Petrobras. Por fim, far-se-á uma breve digressão acerca do regime jurídico das empresas estatais para, à luz da teoria processual administrativa da regulação, demonstrar a viabilidade jurídica de que todas as empresas públicas e sociedades de economia mista adotem seu próprio regime de licitações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Decreto n. 2.745, de 24 de agosto de 1998pt_BR
dc.subject.keywordPetrobraspt_BR
dc.subject.keywordEmpresas públicaspt_BR
dc.subject.keywordProcedimento Licitatório Simplificado da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁSpt_BR
dc.titleRegime simplificado de contratação da Petrobras e a possibilidade de criação de procedimentos licitatórios próprios no âmbito das empresas estataispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-21T17:45:40Z-
dc.date.available2016-09-21T17:45:40Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14726-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study addresses the constitutionality of the simplified bidding process applied by Petrobras and established by the Decree no. 2,745, of 1998. In order to reach a conclusion on the constitutionality of the bidding process, this study is organized in three main parts. The first one presents the political and juridical context in which the decree was published, emphasizing the Brazilian Administrative Reform of the 1990s, which aimed to change the prevalent bureaucratic government into a managerial model of public behavior, by exploring specially the 9th and 19th Amendments, of 1995 and 1998, that introduced a more flexible bidding process for state-owned companies. The second part delves into the comparative analysis of the Brazilian Supreme Federal Court and the Brazilian Federal Court of Accounts’ decisions, where the main flaws of the Court of Accounts arguments are pointed out to demonstrate that the current position of the Supreme Federal Court upholding the decree should prevail. Finally, a brief description of state-owned companies and the Administrative Process Theory proposed by Steven Croley will be used to support the constitutionality of unique bidding regimes by these companies.pt_BR
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