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Título: Reciprocidade e o viés comportamental na relação entre consumidor e firma
Autor(es): Koehne, Igor
Orientador(es): Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Economia comportamental
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Set-2016
Referência: KOEHNE, Igor. Reciprocidade e o viés comportamental na relação entre consumidor e firma. 2015. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia revisa a literatura acerca de comportamentos recíprocos, altruístas e orientados ao próximo, com uma ótica voltada para as relações econômicas. A origem destes comportamentos é levada em consideração, discutindo como a evolução da espécie e adaptações cognitivas podem ter facilitado a existência de comportamentos ubíquos desta sorte. Após apresentadas as origens, discute-se alguns experimentos de laboratórios que servem como base para se questionar a teoria econômica tradicional, uma vez que seus resultados divergem significativamente do previsto pela teoria tradicional. Por último, discute-se um experimento de campo realizado para esta monografia, a fim de identificar comportamento recíproco ou egoísta nos consumidores e entender como eles se comportam diante de uma situação na qual podem escolher o quanto pagar, havendo amostras grátis em uma etapa e em outra não. Identifica-se que agentes recíprocos tendem a pagar mais na presença de amostras grátis, em uma espécie de retribuição à oportunidade de experimentarem o produto, e que agentes egoístas também tendem a pagar mais na presença de amostras grátis, dado que a amostra cria na pessoa um peso de culpa que a impede de pagar valores mais baixos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Curso de Ciências Econômicas, 2015.
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