Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vidal, Flávio de Barros | - |
dc.contributor.author | Pio, Artur Borges | - |
dc.identifier.citation | PIO, Artur Borges. Desenvolvimento de um odômetro visual monocular para veículos aéreos não tripulados. 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a implementação de uma metodologia de odometria visual monocular aplicada para um veículo aéreo não tripulado (VANT) quadrirrotor. A metodologia proposta utiliza métodos baseados exclusivamente nas imagens capturadas por uma câmera acoplada ao VANT como entrada, em que se estima a trajetória percorrida durante o voo. Para se alcançar os resultados esperados, optou-se pela utilização de técnicas de extração de características e rastreamento em imagens para a obtenção da matriz Essencial de transformação. A contribuição
esperada deste trabalho é que este possa ser utilizado como base para o desenvolvimento de um sistema de controle de voo autônomo de um VANT. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um odômetro visual monocular para veículos aéreos não tripulados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T13:51:20Z | - |
dc.date.available | 2016-09-20T13:51:20Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14677 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Veículo aéreo não tripulado | pt_BR |
dc.subject | Robôs móveis | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents the implementation of a monocular visual odometry methodology applied for a quadcopter like unmanned aerial vehicle (UAV). The proposed methodology uses only methods based on the captured images from a camera attached to the UAV as input, where it is estimated the trajectory during the flight. To achieve the expected results, we opted for the use of feature extraction and tracking techniques on images to obtain the Essential matrix. The expected contribution of this work is that it can be used as the basis for the development of an autonomous flight control system of an UAV. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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