Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14671
Título: | A relação entre a afetividade e a prática escolar na promoção da acessibilidade nas instituições de educação superior : análise de um projeto aplicado em uma instituição particular de Taguatinga/DF |
Autor(es): | Lepsch, Marcela Prata |
Orientador(es): | Feijó, Glauco Vaz |
Assunto: | Ensino superior Pessoas com deficiência - educação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Set-2016 |
Referência: | LEPSCH, Marcela Prata. A relação entre a afetividade e a prática escolar na promoção da acessibilidade nas instituições de educação superior: análise de um projeto aplicado em uma instituição particular de Taguatinga/DF. 2015. 44 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo geral apresentar alternativas de apoio ao
acesso, permanência e conclusão acadêmica do estudante com deficiência em uma
instituição de Educação Superior, por meio de implantação de um projeto inclusivo
em uma instituição particular localizada em Taguatinga/DF, visando exemplificar a
relação entre a afetividade e a prática escolar na promoção da acessibilidade nas
instituições de Educação Superior. O estudo se inicia com o levantamento
bibliográfico do assunto em pauta, seguido da contextualização e fundamentação
das ações interventivas, bem como da concepção e aplicação do projeto de
acessibilidade inclusiva, seguido da análise dos resultados obtidos com sua
aplicação. Por fim, concluiu-se que as ações desenvolvidas no projeto subsidiaram a
prática docente e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ao se
propor alterações na definição dos objetivos, no tratamento e desenvolvimento dos
conteúdos, de modo a favorecer a aprendizagem do aluno, fazendo com que o
trabalho realizado com projetos de acessibilidade inclusiva em instituições de
educação superior possa contribuir significativamente para a modificação de atitudes
e comportamentos individuais e grupais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons