Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuanKrishnaPeresBarbosa_tcc.pdf3,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise técnico-econômica acerca de diferentes sistemas de geração de energia solar fotovoltaica com base no Projeto Jaíba Solar
Autor(es): Barbosa, Luan Krishna Peres
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Energia solar
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: BARBOSA, Luan Krishna Peres. Análise técnico-econômica acerca de diferentes sistemas de geração de energia solar fotovoltaica com base no Projeto Jaíba Solar. 2015. xviii, 121 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: São notáveis o crescimento e a importância das energias renováveis no atual contexto de abastecimento energético, marcado pela busca de recursos cada vez mais limpos e inesgotáveis. Dentre as fontes renováveis para utilização em larga escala, destacam-se as usinas solares fotovoltaicas (UFVs), que nos últimos dez anos cresceram de forma acelerada e começam a compor a matriz brasileira em maior número. O trabalho propõe métodos de análise de viabilidade técnico-econômica acerca de diferentes arranjos fotovoltaicos, baseados em sistemas presentes no projeto Jaíba Solar – UFV de 3 MW a ser instalada no município de Jaíba, ao norte de Minas Gerais. Os sistemas distinguem-se pelos tipos de tecnologia (FV ou CPV), inversor (Central ou String), estrutura de suporte dos módulos (fixa ou fixa com inclinação variável) e rastreadores solares (um ou dois eixos). Para o município de Jaíba, os resultados mostram que os sistemas de tecnologia FV com rastreadores solares de um e de dois eixos apresentaram as melhores relações de custo-benefício quando comparados aos sistemas FV de estrutura fixa. O sistema com concentrador solar (CPV) apresentou o pior resultado, além das variações nos parâmetros de simulação mostrarem que os seus custos ainda são altos e que a geração de energia seria melhor em outras localidades. Por fim, mostrou-se que uso de inversores de string é mais caro do que o de inversores centrais e que o sistema com estrutura fixa de inclinação variável tem um baixo ganho na relação de custo-benefício comparado à estrutura fixa convencional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons