Título: | Frenagem regenerativa |
Autor(es): | Monteiro, Bruno Carlos Ribeiro Motta, Lucas Pinheiro |
Orientador(es): | Coelho, Marco Antônio Freitas do Egito |
Assunto: | Veículos híbridos elétricos Freios automotivos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Set-2016 |
Referência: | MONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Na indústria automotiva, sempre buscou-se, cada vez mais, por veículos mais eficientes. A frenagem regenerativa traz possibilidade de recuperar energia durante frenagens, energia que normalmente seria dissipada em forma de calor. Assim a frenagem regenerativa permite aumentar a autonomia de um EV ou melhorar o consumo de um HEV. Este trabalho tem como objetivo comparar o efeito da frenagem regenerativa na melhoria da eficiência dos veículos simulados. Foram modelados no ambiente de simulação OpenModelica, baseando-se nas equações dinâmicas do veículo, um veículo puramente elétrico, um híbrido elétrico e um convencional. As simulações se deram em três ciclos de velocidades pré-existentes e comuns em estudos deste tipo: ciclo NEDC, ciclo FTP-75 urbano e ciclo FTP-75 rodoviário. Foram definidas as estratégias de entrega de potência e controle de frenagem, baseando-se em fluxos de potência com as respectivas eficiências de cada componente mecânico e elétrico. |
Abstract: | In the automotive industry, it was always researched, more and more, for more efficient vehicles. The regenerative braking brings possibility to recover energy during braking, energy that would normally be dissipated as heat. Therefore, the regenerative braking can increase the range of an EV or improve the consumption of an HEV. This study aims to compare the effect of regenerative braking on improving the efficiency of the simulated vehicle. They were modeled in the simulation environment OpenModelica a purely electric vehicle, an electric hybrid and a conventional one. The simulation took place in three driving cycles of pre-existing speeds and common in this type of study: NEDC cycle, FTP-75 urban cycle and FTP-75 highway cycle. The power delivery strategies and braking control were defined and were based on power flows, with the respective efficiencies of each mechanical and electrical component taken into account. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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