Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunoCarlosMonteiro_LucasMotta_tcc.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Marco Antônio Freitas do Egito-
dc.contributor.authorMonteiro, Bruno Carlos Ribeiro-
dc.contributor.authorMotta, Lucas Pinheiro-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Bruno Carlos Ribeiro; MOTTA, Lucas Pinheiro. Frenagem regenerativa. 2015. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de engenharia elétrica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNa indústria automotiva, sempre buscou-se, cada vez mais, por veículos mais eficientes. A frenagem regenerativa traz possibilidade de recuperar energia durante frenagens, energia que normalmente seria dissipada em forma de calor. Assim a frenagem regenerativa permite aumentar a autonomia de um EV ou melhorar o consumo de um HEV. Este trabalho tem como objetivo comparar o efeito da frenagem regenerativa na melhoria da eficiência dos veículos simulados. Foram modelados no ambiente de simulação OpenModelica, baseando-se nas equações dinâmicas do veículo, um veículo puramente elétrico, um híbrido elétrico e um convencional. As simulações se deram em três ciclos de velocidades pré-existentes e comuns em estudos deste tipo: ciclo NEDC, ciclo FTP-75 urbano e ciclo FTP-75 rodoviário. Foram definidas as estratégias de entrega de potência e controle de frenagem, baseando-se em fluxos de potência com as respectivas eficiências de cada componente mecânico e elétrico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFrenagem regenerativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T11:25:16Z-
dc.date.available2016-09-20T11:25:16Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14667-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectVeículos híbridos elétricospt_BR
dc.subjectFreios automotivospt_BR
dc.description.abstract1In the automotive industry, it was always researched, more and more, for more efficient vehicles. The regenerative braking brings possibility to recover energy during braking, energy that would normally be dissipated as heat. Therefore, the regenerative braking can increase the range of an EV or improve the consumption of an HEV. This study aims to compare the effect of regenerative braking on improving the efficiency of the simulated vehicle. They were modeled in the simulation environment OpenModelica a purely electric vehicle, an electric hybrid and a conventional one. The simulation took place in three driving cycles of pre-existing speeds and common in this type of study: NEDC cycle, FTP-75 urban cycle and FTP-75 highway cycle. The power delivery strategies and braking control were defined and were based on power flows, with the respective efficiencies of each mechanical and electrical component taken into account.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons