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https://bdm.unb.br/handle/10483/14666
Título: | Integração e validação do sistema elétrico do Avião Militar Embraer KC-390 |
Autor(es): | Amaro, Lucas Costa |
Orientador(es): | Frikel, Miloud |
Coorientador(es): | Gehan, Olivier |
Assunto: | Aeronaves Sistema elétrico |
Data de apresentação: | Jul-2015 |
Data de publicação: | 20-Set-2016 |
Referência: | AMARO, Lucas Costa. Integração e validação do sistema elétrico do Avião Militar Embraer KC-390. 2015. xii, 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Sistemas elétricos aeronáuticos são sistemas robustos baseados na presença de
redundâncias como requisito imprescindível para correta operação das aeronaves. Nesse âmbito, faz-se necessário integrar e validar todos os seus componentes de geração de e transmissão de potência, além de estabelecer os critérios de operação viáveis para previsão e eliminação de falhas elétricas durante o funcionamento da aeronave. Nesse contexto, a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) selecionou a empresa Safran Labinal Power Systems para integração e validação do sistema elétrico do avião Embraer KC-390. O projeto se iniciou no ano de 2012 e tem previsão para ser finalizado em julho de 2016. Entre os meses de março e setembro de 2014 foi realizada a etapa Safety of Flight (SOF) do projeto, cujo propósito era o de testar o funcionamento dos componentes do sistema elétrico da aeronave, tais como geradores, conversores, inversores, baterias, contatores e relés, e compará-lo com as nomas internacionais de aviação. Como resultado da etapa SOF, foi realizado o primeiro vôo do avião KC-390 no dia 3 de fevereiro de 2015 na base da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. Os resultados e análises de dois dos quarenta testes realizados na etapa SOF serão apresentados ao longo desse projeto final de graduação. Uma análise técnica acerca do funcionamento do sistema de geração principal e de emergência será realizada. Vale ressaltar que esse projeto final de graduação foi desenvolvido na França no âmbito do acordo de duplo diploma do programa Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC). Por isso, todo o conteúdo será apresentado no idioma francês, conforme previsto no acordo. Além disso, como o trabalho foi escrito baseando-se em dados das empresas Safran Labinal Power Systems e Embraer, que são empresas de aeronáutica e defesa, algumas análises realizadas e apresentadas nessa entidade foram retiradas do escopo desse projeto final de graduação, visto que ambas as empresas alegaram detenção dos direitos autorais de maior parte dos testes desenvolvidos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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