Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MichellePaivadeOliveira_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A diversidade cultural e os direitos humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do currículo e do projeto político pedagógico do Centro Educacional Delta – Planaltina-DF
Autor(es): Oliveira, Michelle Paiva de
Orientador(es): Barroso, Maria Helenice
Assunto: Diversidade na escola
Projeto político-pedagógico
Diversidade cultural
Data de apresentação: 11-Nov-2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, Michelle Paiva de. A diversidade cultural e os direitos humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do currículo e do projeto político pedagógico do Centro Educacional Delta – Planaltina-DF. 2015. xi, 49 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo realizado trata da inclusão de questões relativas à Diversidade Cultural e os Direitos Humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do Currículo e do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Centro Educacional Delta – Planaltina - DF. A pesquisa teve como objetivo refletir acerca do Currículo e do PPP considerando a Diversidade Cultural em uma escola democrática; verificar como são tratadas as questões dos Direitos Humanos e a Diversidade Cultural; analisar a formulação do planejamento escolar; verificar se todos participam das ações pedagógicas e propor ações interventivas que possibilitem transformar a escola em um espaço democrático e humanizado. Como embasamento teórico, foram abordados os temas: diferenças, identidade, igualdade, Direitos Humanos, Currículo, Diversidade Cultural e o Projeto Político Pedagógico. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, que ocorreu na escola, onde foram envolvidos 45 pessoas, funcionários e pais, que responderam a um questionário objetivo. De acordo com os resultados alcançados, percebi que a escola e a comunidade precisam colaborar na formação do aluno/cidadão, valorizando a identidade do aluno e construindo um espaço democrático.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons