Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MichellePaivadeOliveira_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarroso, Maria Helenice-
dc.contributor.authorOliveira, Michelle Paiva de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Michelle Paiva de. A diversidade cultural e os direitos humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do currículo e do projeto político pedagógico do Centro Educacional Delta – Planaltina-DF. 2015. xi, 49 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estudo realizado trata da inclusão de questões relativas à Diversidade Cultural e os Direitos Humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do Currículo e do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Centro Educacional Delta – Planaltina - DF. A pesquisa teve como objetivo refletir acerca do Currículo e do PPP considerando a Diversidade Cultural em uma escola democrática; verificar como são tratadas as questões dos Direitos Humanos e a Diversidade Cultural; analisar a formulação do planejamento escolar; verificar se todos participam das ações pedagógicas e propor ações interventivas que possibilitem transformar a escola em um espaço democrático e humanizado. Como embasamento teórico, foram abordados os temas: diferenças, identidade, igualdade, Direitos Humanos, Currículo, Diversidade Cultural e o Projeto Político Pedagógico. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, que ocorreu na escola, onde foram envolvidos 45 pessoas, funcionários e pais, que responderam a um questionário objetivo. De acordo com os resultados alcançados, percebi que a escola e a comunidade precisam colaborar na formação do aluno/cidadão, valorizando a identidade do aluno e construindo um espaço democrático.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA diversidade cultural e os direitos humanos como proposta pedagógica para o desenvolvimento do currículo e do projeto político pedagógico do Centro Educacional Delta – Planaltina-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-19T18:43:50Z-
dc.date.available2016-09-19T18:43:50Z-
dc.date.submitted2015-11-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14649-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons