Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria do Amparo de | - |
dc.contributor.author | Soares, Lucélia Gomes | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Lucélia Gomes. Avaliação multidimensional como instrumento de defesa de direitos. 2015. 59 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar como a Avaliação Multidimensional pode contribuir para o atendimento educacional do estudante considerando suas necessidades e o seu contexto social. Enfatiza a concepção de Direitos Humanos na perspectiva de inclusão educacional, discorrendo sobre a Avaliação Multidimensional: funções, elementos, instrumentos como forma de avaliação inclusiva. Para alcançar tal resultado, o presente trabalho utilizou bibliografias relacionadas ao assunto, estudos de caso dos estudantes que foram avaliados pela Equipe de Diagnóstico da APAE/CER II, questionário e entrevista semi-estruturada, aplicadas aos professores da escola de origem desses estudantes, para obter as informações acerca das dificuldades apresentadas pelos mesmos, do apoio educacional que é oferecido na escola de origem, bem como outras questões ligadas ao desenvolvimento escolar. Por fim, foi realizado entrevistas, cujos dados foram analisados e interpretados a partir de leitura intensa, à luz da metodologia qualitativa e da fundamentação teórica. Com base nos resultados, foi realizado um Encontro sobre Detecção de Dificuldade de Aprendizagem e encaminhamentos para trocas de experiências e reflexões para os professores de cinco escolas da Rede Municipal de Unaí-MG, com o objetivo de identificar os estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem em que possam ser enviados para APAE/CER II cada vez mais cedo para que sejam diagnosticados e recebam o atendimento educacional compatível com suas necessidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação multidimensional como instrumento de defesa de direitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T11:44:16Z | - |
dc.date.available | 2016-09-19T11:44:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14636 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades escolares | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|