Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14622
Título: | A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos |
Autor(es): | Nogueira, Maria José |
Orientador(es): | Costa, Renata Jesus da |
Assunto: | Escolas - função social Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 16-Set-2016 |
Referência: | NOGUEIRA, Maria José. A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O debate acerca do papel do professor é importante tanto para o conhecimento geral da sociedade quanto para o debate acerca do conhecimento que o professor tem de seu papel na transmissão dos direitos humanos para seus alunos. Com essa temática buscou-se desenvolver no presente trabalho a questão norteadora de como os professores compreendem o seu papel de formador de cidadãos? Para responder a esse questionamento foi definido como objetivo geral: fazer um levantamento, utilizando oficinas, com professores do DEMEC de Alexânia – GO sobre como eles trabalham com seus alunos em sala de aula buscando a formação de cidadãos para a sociedade democrática e de que forma eles estão sendo preparados para isso; e, como objetivos específicos: a análise da influência que o professor tem na formação dos jovens. Como metodologia optou-se pelas rodas de conversa, promovidas dentro do Departamento Municipal de Educação e Cultura, durante as quais foram feitos questionamentos para os professores de como eles trabalham os direitos no âmbito escolar e, de qual a importância de seu papel como construtor de ideias, formadores de opiniões dos futuros cidadãos. Os resultados giram em torno de o professor necessitar de uma formação continuada, e de trabalhar de maneira que o aluno participe ativamente das aulas, tornando-se o principal agente responsável pela sua formação. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons