Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Renata Jesus da | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Maria José | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Maria José. A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate acerca do papel do professor é importante tanto para o conhecimento geral da sociedade quanto para o debate acerca do conhecimento que o professor tem de seu papel na transmissão dos direitos humanos para seus alunos. Com essa temática buscou-se desenvolver no presente trabalho a questão norteadora de como os professores compreendem o seu papel de formador de cidadãos? Para responder a esse questionamento foi definido como objetivo geral: fazer um levantamento, utilizando oficinas, com professores do DEMEC de Alexânia – GO sobre como eles trabalham com seus alunos em sala de aula buscando a formação de cidadãos para a sociedade democrática e de que forma eles estão sendo preparados para isso; e, como objetivos específicos: a análise da influência que o professor tem na formação dos jovens. Como metodologia optou-se pelas rodas de conversa, promovidas dentro do Departamento Municipal de Educação e Cultura, durante as quais foram feitos questionamentos para os professores de como eles trabalham os direitos no âmbito escolar e, de qual a importância de seu papel como construtor de ideias, formadores de opiniões dos futuros cidadãos. Os resultados giram em torno de o professor necessitar de uma formação continuada, e de trabalhar de maneira que o aluno participe ativamente das aulas, tornando-se o principal agente responsável pela sua formação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T13:02:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T13:02:52Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14622 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - função social | pt_BR |
dc.subject | Professores - prática profissional | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|