Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KeilaFariasLima_tcc.pdf342,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalhando a diversidade para a resolução de conflitos : diálogo entre diversidades como forma de prevenir atitudes de discriminação e preconceito em sala de aula
Autor(es): Lima, Keila Farias
Orientador(es): Bessoni, Enrique Araújo
Assunto: Ambiente escolar
Discriminação
Racismo
Preconceitos e antipatias
Diversidade na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: LIMA, Keila Farias. Trabalhando a diversidade para a resolução de conflitos: diálogo entre diversidades como forma de prevenir atitudes de discriminação e preconceito em sala de aula. 2015. [33] f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre o modo como questões que envolvem preconceito, discriminação e racismo estão sendo tratadas na escola. O ponto norteador desta pesquisa são as constantes atitudes de discriminação, preconceito e violência por parte dos estudantes mesmo após o desenvolvimento de atividades que envolvem o respeito ao próximo. Teve como objetivo analisar se o projeto sobre valores humanos desenvolvido na escola contempla discussões que têm contribuído para o reconhecimento e valorização da diversidade. Para obter as informações e fundamentar o trabalho, a metodologia seguiu a linha aplicada de cunho qualitativo. Os instrumentos foram a observação, questionário e intervenção. A partir dessa pesquisa verificou-se a necessidade de incluir o debate sobre discriminação/preconceito/racismo de forma clara e objetiva nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Propõe-se então, que este tema seja discutido de forma mais aprofundada em sala de aula e durante todo o ano letivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu, Secretaria de Estado de Educação do DF, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons