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https://bdm.unb.br/handle/10483/14590
Título: | Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos |
Autor(es): | Oliveira, José Jeorge |
Orientador(es): | Alves, Cândida Beatriz |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Deficiência intelectual Inclusão escolar Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 15-Set-2016 |
Referência: | OLIVEIRA, José Jeorge. Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos. 2015. 26f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Segregados com a tutela do Estado, as pessoas com deficiência, em especial as crianças e adolescentes, foram submetidas a um processo institucionalizado de exclusão por muitos anos. Em uma tentativa frustrada do poder público de democratizar o acesso aos sistemas de ensino a essas pessoas, foram criadas as Escolas de Ensino Especial, que só fortaleceu a discriminação e segregação. O trabalho teve por objetivo analisar os direitos básicos na perspectiva dos Direitos Humanos, segundo a percepção de crianças e adolescentes com deficiência. Trata se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tendo como instrumento a realização de oficina temática. Os participantes são 09 estudantes com deficiência intelectual da instituição de ensino pesquisada, de ambos os sexos, com idade de 14 a 21 anos. Todos os estudantes possuem o diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Os resultados evidenciam que os participantes são capazes de defender seus direitos, porém é necessário que seja disponibilizado espaço de escuta e fala, reconhecê-los como sujeitos de direitos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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