Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseJeorgeOliveira_tcc.pdf2,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos
Autor(es): Oliveira, José Jeorge
Orientador(es): Alves, Cândida Beatriz
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, José Jeorge. Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos. 2015. 26f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Segregados com a tutela do Estado, as pessoas com deficiência, em especial as crianças e adolescentes, foram submetidas a um processo institucionalizado de exclusão por muitos anos. Em uma tentativa frustrada do poder público de democratizar o acesso aos sistemas de ensino a essas pessoas, foram criadas as Escolas de Ensino Especial, que só fortaleceu a discriminação e segregação. O trabalho teve por objetivo analisar os direitos básicos na perspectiva dos Direitos Humanos, segundo a percepção de crianças e adolescentes com deficiência. Trata se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tendo como instrumento a realização de oficina temática. Os participantes são 09 estudantes com deficiência intelectual da instituição de ensino pesquisada, de ambos os sexos, com idade de 14 a 21 anos. Todos os estudantes possuem o diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Os resultados evidenciam que os participantes são capazes de defender seus direitos, porém é necessário que seja disponibilizado espaço de escuta e fala, reconhecê-los como sujeitos de direitos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons