Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Cândida Beatriz | - |
dc.contributor.author | Oliveira, José Jeorge | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Jeorge. Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos. 2015. 26f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Segregados com a tutela do Estado, as pessoas com deficiência, em especial as crianças e adolescentes, foram submetidas a um processo institucionalizado de exclusão por muitos anos. Em uma tentativa frustrada do poder público de democratizar o acesso aos sistemas de ensino a essas pessoas, foram criadas as Escolas de Ensino Especial, que só fortaleceu a discriminação e segregação. O trabalho teve por objetivo analisar os direitos básicos na perspectiva dos Direitos Humanos, segundo a percepção de crianças e adolescentes com deficiência. Trata se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tendo como instrumento a realização de oficina temática. Os participantes são 09 estudantes com deficiência intelectual da instituição de ensino pesquisada, de ambos os sexos, com idade de 14 a 21 anos. Todos os estudantes possuem o diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Os resultados evidenciam que os participantes são capazes de defender seus direitos, porém é necessário que seja disponibilizado espaço de escuta e fala, reconhecê-los como sujeitos de direitos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalhando as diferenças e a inclusão de adolescentes com deficiência intelectual, segundo a percepção de seus direitos sob a perspectiva dos direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T14:46:27Z | - |
dc.date.available | 2016-09-15T14:46:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14590 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|