Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JanePereiraAraujo.pdf170,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Danos psicossociais no trabalho dos técnicos de enfermagem de um hospital-escola : o olhar da psicodinâmica do trabalho
Autor(es): Araújo, Jane Pereira
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Assunto: Psicodinâmica do trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Saúde e trabalho
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: ARAÚJO, Jane Pereira. Danos psicossociais no trabalho dos técnicos de enfermagem de um hospital-escola: o olhar da psicodinâmica do trabalho. 2008. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar, com base na análise do contexto de trabalho, os danos psicossociais dos técnicos de enfermagem de um hospital-escola, utilizando as abordagens teóricas da psicodinâmica do trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada com 30 técnicos de enfermagem de um hospital-escola. Foi aplicado o ITRA (Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento), composto por 4 escalas do tipo Likert, visando identificar indicadores no processo saúde-adoecimento desses profissionais. Os resultados evidenciam que o contexto de trabalho investigado provoca danos físicos, psíquicos e sociais nesses trabalhadores, favorecendo os riscos de sofrimento e adoecimento nos indivíduos pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1458
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.