Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14579
Título: | A EJA nos cursos técnicos na modalidade a distância : inclusão social e qualificação profissional |
Autor(es): | Lima, Marcilene Barros |
Orientador(es): | Barroso, Edna Rodrigues |
Assunto: | Ensino profissional Educação à distância Educação de Jovens e Adultos (EJA) Formação profissional |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 15-Set-2016 |
Referência: | LIMA, Marcilene Barros. A EJA nos cursos técnicos na modalidade a distância: inclusão social e qualificação profissional. 2015. xi, 80 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada no Centro de Educação Profissional- CEP da Região Administrativa de Ceilândia. O objetivo geral foi investigar as percepções dos alunos da EJA do curso técnico na modalidade a distância em relação às oportunidades proporcionadas pela Educação Profissional. E teve como objetivos específicos: articular um debate sobre a EJA como um direito humano; discuti-la na modalidade a distância: dificuldades e potencialidades desta modalidade de ensino; refletir sobre o mercado de trabalho e os seus desafios atuais. Para alcançar tais objetivos, desenvolveu-se um conjunto de ações interventivas composto por observações, roda de conversa e aplicação de questionário que levantaram dados que foram analisados à luz do referencial teórico estudado. Analisou-se que, embora o acesso seja fácil, é preciso que haja ações que estimulem os educandos à aproximação com a plataforma Moodle,, visto que é possível perceber que a
presença do professor faz falta em relação à aprendizagem discente. De modo geral, os resultados mostraram que os concluintes do curso estão em busca de novas oportunidades na área educacional como o acesso ao ensino superior e novas oportunidades na área profissional. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons