Título: | Adolescentes em restrição de liberdade na unidade de internação de Santa Maria e o direito a educação : desafios e perspectivas |
Autor(es): | Longuinho, Isnar Dantas |
Orientador(es): | Sousa, Taísa Resende |
Assunto: | Adolescentes infratores Socioeducação Adolescentes - intervenção psicopedagógica Direito à educação |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | LONGUINHO, Isnar Dantas. Adolescentes em restrição de liberdade na unidade de internação de Santa Maria e o direito a educação: desafios e perspectivas. 2015. vi, 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O Direito à Educação caracteriza-se como um direito de empoderamento que
confere ao indivíduo as condições necessárias para o seu desenvolvimento
enquanto ser humano. O presente trabalho tem como objetivo analisar como os
professores do NUEN/UISM avaliam a promoção desse direito aos adolescentes em
cumprimento de medida de internação estrita na instituição, elencando os desafios e
apontando as perspectivas para a sua garantia. A metodologia utilizada a partir de
uma abordagem qualitativa teve início na pesquisa bibliográfica, passando pela
análise de documentos que norteiam a socioeducação no Brasil e no Distrito
Federal, incorporando como fonte de pesquisa o histórico da instituição e entrevistas
semiestruturadas com os professores que atuam diretamente com esse grupo de
sujeitos. Outrossim, demonstra a necessidade de adaptação e aperfeiçoamento das
ações educativas para que o adolescente privado de sua liberdade não seja privado,
também, do direito fundamental à educação, sobretudo a educação formal, que pode
ser determinante ao processo de ressocialização desses jovens. Além disso, foi
realizada uma oficina pedagógica de formação com os professores como proposta
de pesquisa-intervenção, entendendo-a como importante momento de construção
coletiva e de estreitamento de relações profissionais na escola. |
Abstract: | The Right to Education is characterized as a right of empowerment allowing
individuals to porsue the necessary conditions for their development as human
beings. This paper aims to analyze how teachers from NUEN/UISM evaluate the
promotion of this right to adolescents in compliance with strict detention order in the
institution, listing the challenges and prospects for pointing its warranty. The
methodology from a qualitative approach began in literature, through the analysis of
documents that guide the socio-educational model in Brazil and the Federal District,
incorporated as a source of research the history of the institution and semi-structured
interviews with teachers who work directly with this group of individuals. Furthermore,
it demonstrates the need for adaptation and improvement in educational activities for
the adolescents deprived of their liberty, for them not to be deprived also of their
fundamental right to education, especially formal education, which can be crucial to
the rehabilitation process of these young people. In addition, an educational training
workshop with teachers was held as a proposal for intervention-research,
understanding it as an important moment of collective construction and closer
working relationships at school. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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