Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaGoncalvesMagalhaes_tcc.pdf497,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto : uma memória escolar
Autor(es): Magalhães, Juliana Gonçalves
Orientador(es): Sousa, Maria do Amparo de
Assunto: Medidas socioeducativas
Diversidade cultural
Escolas
Adolescentes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Set-2016
Referência: MAGALHÃES, Juliana Gonçalves. Evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: uma memória escolar. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa em questão tem o objetivo de investigar fatores que contribuem à evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto, considerando o número expressivo (CODEPLAN, 2013)1 de evasão escolar entre alunos que cumprem medidas socioeducativas, na expectativa de compreensão desse contexto e apontar caminhos para permanência escolar. O tema se justifica pela importância da educação escolar para o desenvolvimento da criança e do adolescente em todas as dimensões intelectuais, sociais, afetivas, morais e emocionais (PIAGET, 1998; VYGOTSKY, 1991; WALLON, 1979). Quanto ao marco legal, “educação é direito de todos e dever do Estado” como preconiza a Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, “do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à educação”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons