Título: | Evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto : uma memória escolar |
Autor(es): | Magalhães, Juliana Gonçalves |
Orientador(es): | Sousa, Maria do Amparo de |
Assunto: | Medidas socioeducativas Diversidade cultural Escolas Adolescentes |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | MAGALHÃES, Juliana Gonçalves. Evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: uma memória escolar. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa em questão tem o objetivo de investigar fatores que
contribuem à evasão e permanência escolar dos adolescentes em cumprimento
de medida em meio aberto, considerando o número expressivo (CODEPLAN,
2013)1 de evasão escolar entre alunos que cumprem medidas socioeducativas,
na expectativa de compreensão desse contexto e apontar caminhos para
permanência escolar.
O tema se justifica pela importância da educação escolar para o
desenvolvimento da criança e do adolescente em todas as dimensões
intelectuais, sociais, afetivas, morais e emocionais (PIAGET, 1998;
VYGOTSKY, 1991; WALLON, 1979). Quanto ao marco legal, “educação é
direito de todos e dever do Estado” como preconiza a Constituição Federal de
1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, “do poder público assegurar,
com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à educação”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|