Título: | O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar : motivação de conflitos, causas e consequências na escola |
Autor(es): | Santos Neto, José Marcolino dos |
Orientador(es): | Maciel, Suellen Neto Pires |
Assunto: | Ambiente escolar Bullying Cidadania |
Data de apresentação: | 30-Nov-2015 |
Data de publicação: | 14-Set-2016 |
Referência: | SANTOS NETO, José Marcolino dos. O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar: motivação de conflitos, causas e consequências na escola. 2015. 33 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A escola é por natureza um ambiente pluralista, sendo formadora de
opinião, cujo aluno é instigado a construir a cidadania através das relações sociais.
Nesse ambiente se encontram os mais diversos valores, que colaboram para a
concepção de mundo. As opiniões divergentes acarretam muitas vezes em conflitos,
uma vez que os alunos são sujeitos em formação, e não possuem discernimento
para respeitar àquilo que eles consideram diferentes de suas concepções. Os
conflitos se fazem presente através das agressões, sejam elas físicas ou
psicológicas, onde o discente se vê coagido a expressar suas opiniões com medo de
sofrer alguma violência, neste caso sendo motivo de exclusão de grupos ou
sofrendo bullying, sendo termos pejorativos atribuídos a eles. Promover uma política
de tolerância e respeito é fundamental para que juntos, tanto alunos como
professores, possam colaborar para a cidadania. A roda de diálogo é um
instrumento que busca conciliar os conflitos, dirimindo as diferenças através de uma
construção em conjunto, onde o discente é instigado a expressar sua opinião e, ao
mesmo tempo, ouvir e respeitar a opinião alheia. Delimitar o linear entre brincadeira
e agressão é fundamental para que os alunos saibam respeitar o próximo, bem
como saber expressar suas percepções e valores. Neste contexto o debate deve ser
visto como algo natural, onde opinião contraria corroboram para uma visão crítica
dos fatos em questão. Construir um espírito de tolerância, bem como ouvir opiniões
contrarias e expressar de forma respeitosa suas percepções são objetivos que
contemplam a formação do aluno, colaborando também para uma realidade onde o
respeito prevaleça. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|