Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maciel, Suellen Neto Pires | - |
dc.contributor.author | Santos Neto, José Marcolino dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS NETO, José Marcolino dos. O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar: motivação de conflitos, causas e consequências na escola. 2015. 33 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é por natureza um ambiente pluralista, sendo formadora de
opinião, cujo aluno é instigado a construir a cidadania através das relações sociais.
Nesse ambiente se encontram os mais diversos valores, que colaboram para a
concepção de mundo. As opiniões divergentes acarretam muitas vezes em conflitos,
uma vez que os alunos são sujeitos em formação, e não possuem discernimento
para respeitar àquilo que eles consideram diferentes de suas concepções. Os
conflitos se fazem presente através das agressões, sejam elas físicas ou
psicológicas, onde o discente se vê coagido a expressar suas opiniões com medo de
sofrer alguma violência, neste caso sendo motivo de exclusão de grupos ou
sofrendo bullying, sendo termos pejorativos atribuídos a eles. Promover uma política
de tolerância e respeito é fundamental para que juntos, tanto alunos como
professores, possam colaborar para a cidadania. A roda de diálogo é um
instrumento que busca conciliar os conflitos, dirimindo as diferenças através de uma
construção em conjunto, onde o discente é instigado a expressar sua opinião e, ao
mesmo tempo, ouvir e respeitar a opinião alheia. Delimitar o linear entre brincadeira
e agressão é fundamental para que os alunos saibam respeitar o próximo, bem
como saber expressar suas percepções e valores. Neste contexto o debate deve ser
visto como algo natural, onde opinião contraria corroboram para uma visão crítica
dos fatos em questão. Construir um espírito de tolerância, bem como ouvir opiniões
contrarias e expressar de forma respeitosa suas percepções são objetivos que
contemplam a formação do aluno, colaborando também para uma realidade onde o
respeito prevaleça. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar : motivação de conflitos, causas e consequências na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T18:58:02Z | - |
dc.date.available | 2016-09-14T18:58:02Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14562 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|