Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14560
Título: | Contribuições para uma escola mais acolhedora frente aos direitos humanos |
Autor(es): | Silva, Kenia Cristina Reis da |
Orientador(es): | Rossato, Maristela |
Assunto: | Adolescentes Inclusão escolar Discriminação na educação Acolhimento institucional |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 13-Set-2016 |
Referência: | SILVA, Kenia Cristina Reis da. Contribuições para uma escola mais acolhedora frente aos direitos humanos. 2015. 50 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo de apresentar contribuições para uma metodologia de acolhimento e inclusão escolar de crianças e adolescentes em medida protetiva inseridos em ambiente educacional. A metodologia utilizada foi a roda de conversa possibilitando às crianças e aos adolescentes expressarem suas histórias e expectativas em relação à própria presença no contexto da escola. O objetivo da roda de conversa foi compartilhar as impressões, experiências e expectativas próprias em relação ao contexto educacional. Para a execução das atividades interventivas houve a participação de um grupo de 06 adolescentes distribuídos em escolas e séries/anos escolares variados e com idades diferentes. Concluiu-se que os adolescentes em situação de acolhimento institucional necessitam de ser reconhecidos em suas particularidades, potencialidades e subjetividades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons