Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KeniaCristinaReisdaSilva_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições para uma escola mais acolhedora frente aos direitos humanos
Autor(es): Silva, Kenia Cristina Reis da
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Adolescentes
Inclusão escolar
Discriminação na educação
Acolhimento institucional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: SILVA, Kenia Cristina Reis da. Contribuições para uma escola mais acolhedora frente aos direitos humanos. 2015. 50 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de apresentar contribuições para uma metodologia de acolhimento e inclusão escolar de crianças e adolescentes em medida protetiva inseridos em ambiente educacional. A metodologia utilizada foi a roda de conversa possibilitando às crianças e aos adolescentes expressarem suas histórias e expectativas em relação à própria presença no contexto da escola. O objetivo da roda de conversa foi compartilhar as impressões, experiências e expectativas próprias em relação ao contexto educacional. Para a execução das atividades interventivas houve a participação de um grupo de 06 adolescentes distribuídos em escolas e séries/anos escolares variados e com idades diferentes. Concluiu-se que os adolescentes em situação de acolhimento institucional necessitam de ser reconhecidos em suas particularidades, potencialidades e subjetividades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons