Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Irami Soares | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Irami Soares. Direitos humanos e inclusão escolar de alunos com deficiência sob a perspectiva dos professores. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão social e escolar de pessoas com deficiência tem sido amplamente debatida, principalmente, por perceber-se que essas pessoas são frequentemente marginalizadas, tendo seus direitos limitados ou muitas vezes negados devido a suas limitações. Pensando nisto, percebeu-se a importância de evidenciar a necessidade de incluir os alunos com deficiência no meio escolar, a fim de promover os princípios de igualdade, liberdade de locomoção, segurança, integridade física e à segurança pessoal, presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que no âmbito escolar são vivenciados, desde cedo, a importância de se reconhecer esses direitos. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar, na perspectiva dos direitos humanos, as opiniões de professores a respeito da inclusão de crianças com deficiência em uma escola de ensino regular que atue de forma inclusiva, situada em Samambaia, Distrito Federal. Com o intuito de propor medidas interventivas voltadas à temática deste estudo, realizou-se entrevista com docentes, coordenadores e direção da instituição de ensino escolhida para a construção de informações necessárias que permitam verificar como sé dá o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência. Após a realização deste estudo monográfico, o mesmo retornará à escola com o objetivo de apresentar os resultados obtidos ao longo do estudo e em uma roda de conversa com os participantes da pesquisa. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se a necessidade de realizar-se ações de integração entre os docentes que atuam na educação inclusiva e nas turmas regulares, além-problemas estruturais que necessitam de reformas. Contudo, nota-se que há um bom convívio entre alunos e professores, e que as limitações dos alunos são trabalhadas efetivamente pelos docentes e equipe pedagógica. Concluindo-se que, é possível garantir um ensino inclusivo, desde que, governo, familiares, comunidade escolar e educadores assumem sua parcela de responsabilidade e juntos criarem ações continuadas, pois a escola é um espaço dinâmico e com possibilidades ampla de abrigar ideias e propostas, essa interação ajuda a todos adquirir conhecimentos e entender que as diferenças auxiliam a compreender a dinamização existente numa sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos e inclusão escolar de alunos com deficiência sob a perspectiva dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T12:03:24Z | - |
dc.date.available | 2016-09-13T12:03:24Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14547 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes deficientes | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|