Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JosemariaAlvesdeJesusSouza_tcc.pdf405,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de ensino e valorização da cultura afro : construindo a autoestima do aluno afrodescendente
Autor(es): Souza, Josemária Alves de Jesus
Orientador(es): Lopes, Juliana Crespo
Assunto: Cultura afro-brasileira
Práticas pedagógicas
Negros - educação
Discriminação racial
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: SOUZA, Josemária Alves de Jesus. Práticas de ensino e valorização da cultura afro: construindo a autoestima do aluno afrodescendente. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como tema Práticas de Ensino e Valorização da Cultura Afro: Construindo a Autoestima do Aluno Afrodescendente. Foi elaborado a partir dos seguintes questionamentos: Se vivemos num país diverso, por que então, há tantos casos de discriminação, racismo e segregação racial? Como a escola pode desenvolver práticas pedagógicas de respeito à diversidade cultural? A partir de uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio que se obteve o indicador de que para obter êxito num trabalho pedagógico de promoção da valorização da cultura afro-brasileira e da construção da identidade do aluno afrodescendente ele deve ser desenvolvido ao longo prazo e de forma coletiva, buscando a efetivação da Lei 10. 639/03 e principalmente incentivo ao respeito e a tolerância às diferenças.
Abstract: This work has as its theme Teaching Practice and Appreciation of African Culture: Building the Self-Esteem of African Descendant Student. It was prepared from the following questions: If we live in a diverse country, why are there so many cases of discrimination, racism and racial segregation? How can school develop pedagogical practices of respect for cultural diversity? From a qualitative research with students and teachers from a class of Youth and Adult Education High School we got the indication that to have success in an educational work of the appreciation promotion of the Afro-Brazilian culture and the construction of afrodescendant identity of students, it must be developed over time and collectively, aiming the enforcement of Law 10.639/03 and mainly encouraging respect and tolerance for differences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons